domingo, outubro 31, 2004

Uma Aventura nas Salas Negativas

Recebi um E-mail dinâmico falando numa procura de obras artísticas de alunos da FEUP para expôr na denominada FEUPCriativa. Como escrevi um romance durante 4 anos que estudei cá, decidi responder ao mail. Um tal de Paulo Vasques disse-me que gostava que eu fizesse uma pequena apresentação do livro, apesar dele não estar ainda publicado e combinou uma reunião comigo na sala A-104.
No dia que marcámos lá fui eu ao 1º piso do edifício A, onde está a entrada principal do auditório e o bar desse edifício e comecei a procurar a dita sala. Encontrei-a, mas achei um pouco estranho, dizia Sala de Actos em cima e quando abri a porta senti-me observado pelos 20.000 retratos de antigos directores da FEUP. Não podia ser ali, mas a sala estava marcada como A-104. Esperem A-104... e não A104, será que este edifício tem piso -1? Não pode, nunca tinha reparado em tal caso, e já passei horas e horas naquele edifício aquando das minhas peças teatrais. Começo a descer as escadas daquele estranho hall com 2 sofás castanhos e não é que existe mesmo um piso -1? Abro a porta CF e encontro um corredor estranhíssimo, com portas que proibem o acesso a pessoal desautorizado, uma pequena sala com algumas secretárias e a tal porta A-104, com um sinal a dizer "Projecto Júpiter" em cima. Que é isto? Estou a participar no Being John Malkovitch? Vou entrar na mente dele? Salas negativas?
Bato à porta e ninguém me responde, nada, estou sozinho no estreito corredor, no local mais estranho da faculdade. Tenho medo! Irei ser raptado? Será esse tal Paulo Vasques alguém deste mundo? Será um Jupiteriano? Ou estará lá dentro o Deus dos Deuses Romanos?
Um impulso fez-me abrir a porta, e em vez do pequeno gabinete que estava à espera (tudo era pequeno naquele piso) aparece-me uma sala muitíssimo ampla, com pouca luz e com divisões em pladur e vidro. Um pavilhão cheio de pequenos aquários. Ao fundo, um homem de camisola preta: O senhor é o Miguel Torres? Sim, sou eu. Paulo Vasques, muito prazer. Cheio de medo lá entrei no aquário dele e lá marcámos a apresentação. Ainda me falou do Grande Auditório, mas para eu ter meia dúzia de amigos a ver-me falar basta o Ponto de Encontro da Biblioteca, no 6º Piso. Dia 10 de Novembro às 15h, se quiserem apareçam!