terça-feira, dezembro 28, 2004

S. Silvestre



Na foto: Diogo Obikwelu, Miguel Tergat, Lino Gebrselassie, Plácido Kipketer, Bruno Kiptanui, Paulo Bekele.

Esta foi a equipa Queniano-etiope que representou a nossa faculdade na famosa S. Silvestre do Porto. Os argumentos eram de peso.

Diogo Obikwelu - Vinha do centro de alto rendimento desportivo de Madrid onde é treinado por uma técnica espanhola. Depois do excelente resultado nos 100m dos Jogos Olímpicos Diogo Obikwelu pretendia percorrer os 10.000m da S. Silvestre para bater o record do mundo.

Miguel Tergat - Este queniano naturalizado Qatari, depois do péssimo resultado na Corrida da Asprela (embora prejudicado pela acção do Padre Irlandês), pretendia limpar a sua imagem. Em boa medida já tinha conseguido, pois ao contrário do habitual no Quenia Miguel Tergat lavou tanto a cara que ficou branca como se vê na foto.

Lino Gerbrselassie - A estrela da equipa! Um Etíope que treina em altitude no concelho da Trofa. Um grande tempo na Corrida da Asprela era prenúncio de uma óptima prestação na S. Silvestre.

Plácido Kipketer - Mais um queniano naturalizado, desta vez dinamarquês. Treinando nas superfícies geladas da Jutlândia, Plácido Kipketer tinha a vantagem de estar habituado às temperaturas muito baixas.

Paulo Bekele - A revelação do ano. Paulo Bekele tem vindo a melhorar de corrida para corrida e na Asprela já tinha batido o seu colega de equipa Miguel Tergat. Um atleta em crescendo de forma que pode vir a dar muitas alegrias ao povo Etíope, a África e à FEUP.

Na partida Lino Gebrselassie atacou logo e ganhou uma grande vantagem. Atrás vinha um grupo com Paulo Bekele e Miguel Tergat, que se distanciou de Plácido Kipketer e Diogo Obikwelu. Ao fim da primeira subida ao Marquês Miguel Tergat atacou Paulo Bekele e deixou-o para trás, continuando a grande distância de Lino Gebrselassie que já ia em tempo de record do mundo. Mais atrás, ao dobrar da primeira volta Diogo Obikwelu deixa Plácido Kipketer para trás. Ao final Lino Gebrselassie bate o record do mundo e só 5 minutos depois chega Miguel Tergat, logo seguido de Paulo Bekele. Atrás existe uma grande luta pelo 4º lugar, Plácido Kipketer vindo do nada ultrapassa Diogo Obikwelu a 500m da meta. Este reage e num último fôlego alcança Kipketer não se sabendo quem chega em 4º.
Grande Suspense
Só no photo-finish se descobre quem é o vencedor

A imagem “http://maldonadodeportes.com/imagenes/photofinish.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

É Diogo Obikwelu que ganha, mesmo com o último esforço de Plácido Kipketer, parabéns! Aliás, de parabéns estão todos os atletas que percorreram 10.000m numa noite de Inverno.



Os resultados finais foram os seguintes:

Coloc.

Num.

Atleta

Idade

Sexo

Tempo


351 545 LINO MAIA GEBRSELASSIE
22 M 00:41:45
668 549 LUIS TORRES TERGAT
23 M 00:46:42
733 546 PAULO PEREIRA BEKELE
22 M 00:47:40
948 340 DIOGO MAGALHAES OBIKWELU
26 M 00:52:02
949 547 JOAO FERREIRA KIPKETER
22 M 00:52:02

Declarações

Lino Gebrselassie

"Tive boas sensações desde o início, foi bom ter batido o record do mundo, já não tinha uma alegria tão grande desde que ganhei o DARTE por sorte, segundo o que o Figueiras diz"

Miguel Tergat

"Valeu a pena ter treinado e ter perdido alguns kg desde a Asprela. Fiz melhor tempo nestes 10km do que nos 9km da Asprela onde me fiquei pelos 47:00"

Paulo Bekele

"Devo ter feito um bom tempo, mas ainda não sei qual é"

Diogo Obikwelu

"Sou mais forte nos 100m do que nos 10.000m, mas soube bem ganhar ao Kipketer no photo-finish"

Plácido Kipketer

"Para mim 52:00 é o record do mundo!"


1 Comments:

At quarta-feira, dezembro 29, 2004 9:16:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu estive lá!
Bom dia, no dia 26 de Dezembro tive a felicidade de poder assistir a esta grande corrida em directo das ruas da cidade do porto. De facto, foi uma grande prestação da equipa da FEUP, dou os meus parabéns a esses grandes atletas que mesmo sob condições adversas, conseguiram elevar o nome da nossa faculdade a um mais alto nível.
FORÇA! Continuem a lutar para adquirirem muitos mais troféus para a nossa faculdade.
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home